Barra Grande na Bahia
Contornada por praias semidesertas com areia branca e fina, mata virgem e grandes manguezais, a península de Maraú tem como ponto epicentro a vila de Barra Grande. É ali que estão a maioria das pousadas, bares e restaurantes da região que se espalham por sossegadas ruas de terra.
O astral se mantém rústico e exclusivo graças ao acesso restrito – apesar das melhorias na estrada, a melhor maneira de chegar é de barco, pelo rio Acaraí. As embarcações partem do porto de Camamu e a viagem dura hora e meia. Além das roupas de banho e do protetor solar, é fundamental incluir dinheiro em espécie na bagagem, uma vez que não há caixas eletrônicos na península.
É Mangueira o nome da praia que você não pode continuar sem conhecer. Ela fica no vilarejo de Barra Grande, que soma as qualidades preferidas dos viajantes que procuram um destino sossegado, fora do circuito convencional, sem abrir mão do conforto.
Localizado na península de Maraú, que fica dentro da baía de Camamu (200 km ao sul de Salvador), o vilarejo tem acesso complicado, mas concentra o maior número de pousadas da região.
Ou seja: mesmo sem agito, há estrutura para receber os viajantes, com pousadas e casas de veraneio.
A praia das Mangueiras segue o ritmo dos moradores: praticamente sem ondas, é tranquila. Um convite para a contemplação e o relaxamento. Para curtir a beleza do resto da baía de Camamu, veículos 4×4 levam a outras belas praias, e barcos e lanchas levam às ilhas.
Chegando lá
A partir de Salvador, a viagem até Camamu leva duas horas. A melhor opção é pegar o ferryboat para Bom Despacho, na ilha de Itaparica, e seguir pela BA-001. Chegando ao porto de Camamu, dá para ir até Barra Grande de barco, somando mais uma hora e meia de viagem.
Agências locais, como a Camamu Adventure (www.camamuadventure.com.br), têm transporte entre Camamu e Barra Grande em horários fixos.
Dicas:
*Eleita pelo Guia 4 Rodas como um dos 10 melhores destinos de 2009, a praia de Taipús de Fora é tudo que promete: águas limpas e transparente, atendimento mto cordial, com lindas espreguiçadeiras ao longo da orla, vá na lua cheia ou nova, seguindo o ditado dos nativos: lua nova, lua cheia, maré baixa nove e meia para garantir um bom mergulho;
*O pôr-do-sol é na Ponta do Mutá (dá pra ir andando da vila) vá mais cedo e reserve uma das espreguiçadeiras na praia.
*Vale a pena alugar um quadriciclo (fale direto com Seu clóvis no mercado = mais barato) e fazer a trilha off road para a praia de Cassange.
*Ficar na olha na tábua de marés e seguir para Taipus de Fora quando a mesma estiver baixinha é o melhor programa na Península de Maraú.
*Os passeios de barco oferecem duas opções: ilhas da baía; e cachoeira do Tremembé.
*Os passeios de jardineira – na verdade, jipes antigos com caçamba adaptada – levam a todas as atrações terrestres da península num único tour: mirantes panorâmicos (morros do Celular e do Farol), Lagoa Azul e piscinas de Taipus