Brascat 2010- Roberto Pandiani confirma presença em Morro de São Paulo
O velejador Roberto Pandiani, uma das referências na prática dos esportes náuticos no Brasil, estará presente no Campeonato Brasileiro de Hobbie Cat, que acontece entre 30 de outubro à 6 de novembro, em Morro de São Paulo, no baixo sul do Estado.
Filho do também velejador italiano Corrado Pandiani e com 16 anos de experiência no esporte, o santista é referência em grandes expedições realizadas a bordo de catamarães sem cabine.
Entre as empreitadas em alto mar, a Travessia do Pacífico foi uma das mais desafiadoras. Pandiani e Igor Bely partiram de Vina del Mar, no Chile, em setembro de 2007 e chegaram na cidade de Bundaberg, na Austrália, em novembro de 2008. Foram 135 dias de aventura.
As experiências renderam seis livros. Entre as publicações estão “Travessia do Pacifico”, “O mar é minha terra” e “Rota Austral – Hobiecats dobram o cabo Horn”. O velejador também está envolvido com a produção do DVD “Travessia do Pacífico vol.1”. A próxima edição do documento audiovisual será lançada em novembro.
Realizado há mais de 30 anos, em diversas localidades do Brasil, o BRASCAT 2010 vai ancorar no Iate Clube Morro de São Paulo, que será cás das categorias Hobie Cat 14 e Hobie Cat 16. Durante o campeonato, a ilha paradisíaca deverá receber cerca de 100 velejadores, além da equipe técnica e de apoio.
Além de Beto Pandiani, estão confirmados o paulista Bernard Arndt, campeão brasileiro e sul-americano da classe Hobie Cat 16, em 2007 e 2009, medalha de prata no Panmericano de Havana em 1991 e representante do Brasil nas olimpíadas de Seul em 1988, Barcelona em 1992, e Atenas em 2004; o pernambucano Cláudio Cardoso, campeão mundial de Hobie Cat 16 e 14, medalha de prata em 99 no Panamericano e Remo Zucchi, campeão máster da classe Hobie Cat em 2009.