Cairu 400 Anos
Cairu completa 400 anos em 7 de outubro de 2010. E, para celebrar a data, a Prefeitura lança um ano inteiro de comemorações. A abertura dos festejos acontecerá no próximo fim de semana, dias 09 e 10 de janeiro, dois dias inteiros dedicados ao aniversário do único município-arquipélago do Brasil.
As celebrações começam em Morro de São Paulo, onde será iniciada a obra de restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo e a reestruturação de seu sítio histórico. Depois, os convidados seguem para Cairu, onde será dada sequência à comemoração com a inauguração de outras reformas – como a assinatura da Ordem de Serviço para a retomada da restauração do Convento de Santo Antônio – e apresentações de grupos folclóricos locais.
Com raízes na época do Brasil-colônia, Cairu surgiu oficialmente quando foi criada a Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu, em 1610. A partir daí, são construídas notáveis obras religiosas, militares e civis que dão início ao desenvolvimento da região. Em 1654, no lugar da pequena ermida dedicada a Santo Antônio, começa a edificação do Convento, que transformou-se no mais importante monumento arquitetônico da Ordem Franciscana. Marco do Barroco brasileiro, essa construção proporcionou um grande incentivo ao desenvolvimento da população.