Chegou a temporada de observação de baleias na Bahia
Todos os anos, entre os milhares de turistas que visitam a Bahia, alguns muito especiais se destacam por atracar entre os meses de julho e novembro, atraídos pelas águas quentes e tranquilas da costa baiana.
A temporada de observação de baleias está aberta na Bahia. As baleias jubarte são mamíferos de até 16 metros de comprimento e que chegam a pesar 40 toneladas. Elas vêm das águas gélidas da Antártida em uma viagem de três meses para se reproduzir. Os principais pontos para visualização são Praia do Forte, Abrolhos, Itacaré e Morro de São Paulo.
Para a visitação o Ibama criou algumas recomendações: não aproximar as embarcações de qualquer espécie de baleia, com o motor engrenado; não seguir qualquer baleia por mais de 30 minutos, com o motor ligado, ainda que respeitadas as distâncias de 100 metros; não interromper, tentar alterar ou dirigir o curso de deslocamento de cetáceos (baleias e golfinhos) de qualquer espécie; não dividir ou dispersar grupos nem produzir ruídos excessivos a menos de 300 metros do animal; não despejar qualquer tipo de detrito; evitar aproximação, caso outra embarcação esteja próxima do grupo ou indivíduo em observação; e não mergulhar ou nadar junto das baleias.
O turismo de observação é uma das atividades eco-turísticas que mais crescem no mundo, por permitir aos turistas o contato sustentável com os animais em seu habitat natural.Em Morro de São Paulo procure pelas agências que fazem esse passeio!
Imagem cedida pelo Instituto Baleia Jubarte
.