Cultura em Morro de São Paulo e na região do Baixo Sul
As principais manifestações folclóricas do Baixo Sul da Bahia estão voltadas para manter viva a cultura dos primeiros séculos da História brasileira da região. São manifestações de origem indigina, africana e portuguesa.
Os nomes de algumas dessas manifestações já revelam o seu conteúdo, marcado principalmente pela forte presença religiosa e por histórias da colonização. Entre essas manifestações estão o Bumba meu Boi, a Marujada, a Esmola de São Benedito ou Lindo Amor (esses dois últimos no município de Cairu e em Morro de São Paulo), O terno de Reis, Os Congos e a Chegança de Mouros.
A mais conhecida delas é a Zambiapunga, folguedo que relembra os ancestrais africanos, com mascarados portando enxadas transformadas em instrumento de percussão, além de búzios e tambores. A Zambiapunga recorda uma prática dos escravos para pedir proteção de Deus durante as colheitas. São muitas as teorias do surgimento dessa manifestação cultural. De acordo com outra vertente histórica, o Zambiapunga teria origem nas revoltas de escravos da região, que só contavam com ferramentas agrícolas para se manifestar contra os abusos de senhores de escravos, e para tanto deviam estar cobertos (mascarados) para não serem descobertos. Saiam de madrugada, mascarados e tocando enxada ( como até hoje- dia 01/11) para “protestar” . O maior e principal grupa da região é o de Nilo Peçanha.
Outra característica cultural marcante da região é a culinária, repleta de pratos baseados na oferta abundante de peixes e principalmente mariscos com receitas que misturam elementos portugueses, africanos e indígenas.