Gaúchos garantem o título regata Salvador – Morro de São Paulo na linha de chegada
Um típico dia de verão baiano, com muito sol e bons ventos, que fizeram da VI Regata Salvador – Morro de São Paulo uma das mais disputadas da história
Com uma participação, cada vez maior, de velejadores de diversos estados do país, a edição de 2010, realizada no último sábado, 6 de fevereiro, só foi decidida na linha de chegada. A fita-azul, título dado ao barco mais rápido da competição e primeiro a cruzar a linha, foi conquistada, pela segunda vez consecutiva, pelo catamaran Maguni, do comandante Eduardo Costa, que completou o percurso do Yacht Clube da Bahia até o Clube de Vela de Morro de São Paulo em 2 horas 56 minutos e trinta e um segundos. “O vento estava um pouco fraco neste ano. Com mais vento poderíamos ter batido o nosso recorde” avaliou Costa.
O segundo barco a cruzar a linha de chegada foi o Hobie Tiger tripulado por Beto Pandiani e Horst Dressler que completou o percurso em 3 horas, 32 minutos e 37 segundos. “A regata é muito legal. No ano que vem trarei o meu barco de São Paulo para tentar levar o título”. Comentou Pandiani, que recentemente cruzou o Oceano Pacífico a bordo de um pequeno catamarã sem cabine.
Após uma chega espetacular, com quatro barcos cruzando a linha praticamente ao mesmo tempo, Mário Dubeux e Carol Bauerman do Rio Grande do Sul, conquistaram o título na classificação geral. Como os barcos competidores não são todos iguais, a classificação geral se dá após correção dos tempos, utilizando um rating para cada classe. Assim, Dubeux e Bauerman conseguiram levar o seu Hobie Cat 16 ao lugar mais alto do pódio.
Após a chegada de todos os participantes, aconteceu a cerimônia de entrega de prêmios no Clube de Vela de Morro de São Paulo, com a presença de velejadores, familiares e autoridades locais. A Prefeitura Municipal de Cairu, apoiadora do evento, esteve representada pela Secretaria de Turismo Petrusca Mello.
Fonte : Revista Naútica online