Mas,Más e Mais…
Más: Adjetivo contrário de bom, no caso está escrito no plural: “Elas são pessoas más – não são bondosas”. Má – que causa mal, prejuízo, incômodo ou doença; que não é de boa qualidade; de maus instintos;
Mas: Pode funcionar como Conjunção, Substantivo Masculino ou Advérbio: Conjunção – inicia oração coordenada com valor adversativo, com o mesmo valor de porém: “João estudou muito, mas não passou no exame”. Essa é a palavra mais (não ‘mas’) utilizada. Geralmente as pessoas escrevem ‘mais’ em vez de ‘mas’. Advérbio: quando significar ’sim, certamente’. Substantivo Masculino: Pode ser usado no mesmo valor das palavras dificuldade; defeito; obstáculo; estorvo; senão.
Mais: Substantivo Masculino – nome do sinal de adição (+); Advérbio de Intensidade – maior quantidade “eu quero mais”. Pronome Indefinido: o restante, os outros. Agora sim, está certo escreve ‘mais’.
Adoro a lingua portuguesa!! Inclusive sou daquelas que não consigo usar algumas palavras comuns ao mundo virtual por que prezo a boa escrita. Uma leitora me escreveu dizendo que não existe más acentuado, é verdade, peço encarecidamente desculpas por gravissímo erro gramatical!!! “más com acento nunca mais!”,mas existe sim uma forma do “más“(ver acima) que claro não foi o meu caso. Acontece Licia que ás vezes o tempo é curto,ás vezes se escreve no celular e mesmo com todo o meu controle de qualidade pode passar algo do gênero e espero sinceramente que “más” não seja motivo de você deixar de visitar o blog!!
ver post Prossimamente