Morro de São Paulo sedia etapa Regional de Surf
No próximo domingo, 18, Morro de São Paulo será sede da 3ª etapa, do 5º Circuito Regional de Surf. A competição, que reúne as categorias open, júnior, mirim, iniciante e infantil, vai acontecer nos Recifes da Pedra do Moleque, localizado na primeira praia, além de ser conhecido pelas belas ondas. A taxa de inscrição varia de R$30 a R$40 e os campeões vão ganhar desde prancha (categoria open) como troféus e kits de premiação (demais classes).
Com o objetivo de fomentar a prática esportiva e o surf no cenário da Bahia, a prefeitura de Cairu, pela primeira vez, apóia o evento através das secretarias de turismo e trabalho, esporte e ação social. “Nós queremos introduzir a região em competições a nível nacional e internacional. Queremos consolidar Morro de São Paulo como destino para a prática do surf”, diz Júlio Oliveira, secretário de Turismo.
Competição
Entrar de vez no cenário das grandes competições. Esse também é o pensamento de Dalmo Meireles, Diretor Técnico da Associação de Surf da Costa do Dendê (ASCD). Ele explica que outras localidades como Itacaré e Praia do Forte já receberam grandes competições nacionais e internacionais. “Morro de São Paulo tem tudo pra sediar grandes eventos do surf. Belas ondas e estrutura turística são garantias. Estamos trabalhando pesado nessa idéia”, fala.
O Open de surf do próximo domingo já tem confirmados 35 atletas, mas a expectativa é que 60 surfistas disputem os pontos para o ranking regional. Meireles ressalta também, que o local da prova é muito parecido com as praias da Indonésia, e por isso, traz ondas perfeitas para a competição. “O lugar é muito lindo, a base é cheia de corais e recifes, e as ondas que se formam são de ótima qualidade”, diz.