Na maré alta ou na maré baixa…Sempre Praia
Morro de São Paulo não è exatamente uma praia família. Embora as pazinhas e castelinhos de areia sejam bem comuns, prevalece um público jovem interessado em curtir a combinação de praia durante o dia e festas à noite. Por isso, o movimento à beira-mar começa um pouco mais tarde, só depois que o pessoal se recupera da balada do dia anterior.
As praias tem nomes fáceis: primeira, segunda, terceira, quarta e praia do encanto, teoricamente a quinta . A primeira, apesar da proximidade com a vila, não é a mais agitada. É freqüentada pelos malucos que se aventuram na tirolesa que parte do alto do morro do farol e termina nas águas dessa praia, a 400 metros de distância .
A segunda praia, por sua vez,é onde rola a badalação . Tem faixa de areia larga e concentra barracas e restaurantes que colocam mesas e espreguiçadeiras disputadas a unha pelos banhistas. É a praia da paquera, do vôlei, do futebol e do frescobol. À noitinha, os restaurantes enfeitam as mesas com velas e promovem música ao vivo. É lá que morro acontece nas madrugadas, com luaus e festas que só terminam com o sol alto no horizonte.
No final da praia, o ilhote chamado de ilha da saudade a separa da Terceira praia, que è bem mais vazia e tranqüila. É dali que saem os barcos que fazem o passeio para Boipeba. A praia, no entanto, tem trechos com muitas pedras, que ficam à mostra na maré baixa. Já a quarta praia é considerada uma das mais belas do Brasil com uma grande barreira de arrecifes que forma inúmeras piscinas naturais na maré baixa