Passeios em Morro de São Paulo
Sobre passeios em Morro de São Paulo: Ainda que a submersão nas águas cálidas capitalize boa parte da programação diurna, não dá para dispensar as trilhas que desbravam um cenário especial, de ruas de terra no meio da mata. Trilhas fáceis levam às raras construções históricas do período colonial, como as ruínas da Fortaleza e a Fonte Grande e também o Farol do Morro. Quem se dispõe a trilhas de dificuldade média pode partir para a vila da Gamboa, a vila do Zimbo e a quinta praia e ainda o Morro da Mangaba .
De Morro de São Paulo, partem embarcações para viagens plácidas rumo a ilhas vizinhas, como a já famosa Boipeba, e também aventuras para velejadores experientes. Mergulhadores iniciantes e veteranos encontram infra-estrutura para o esporte em agências locais.
Antes de mais nada, faça como manda a hospitalidade baiana: relaxe. Respire. Se fizer sol, ótimo. Se despencar água, cores surpreendentes vão brotar das árvores, das bromélias, dos mangues. O festerê noturno segue em etapas e não tem hora para acabar, então descanse durante a tarde, esconda-se do mundo na rede do bangalô ou sob a sombra dos coqueiros.
E continue relaxando ao pôr-do-sol, sente na areia da praia para acompanhar uma partida de futebol com o azul do mar ao fundo, um paredão verde à esquerda (o do Farol) e o vermelho do céu acima. Meia caipirinha depois e aquele entrevero de pernas masculinas vai parecer mais um balé, uma pintura em movimento. O isolamento tem seu valor.