Depois de 4 meses fechado para o turismo, Morro de São Paulo se prepara para a retomada
Para quem não ver a hora de voltar a frequentar esse paraíso da Bahia, chegou o dia de organizar e reservar a sua viagem à Ilha de Tinharé. Morro de São Paulo já tem um plano de reabertura para liberar o acesso de turistas e a abertura do comercio local. É bom frisar que a prefeitura de Cairu, no documento de retomada, diz que essas etapas podem ser modificadas no decorrer do processo, por isso é super importante que as normas sejam cumpridas da melhor maneira possível, respeitando os protocolos de segurança e as orientações do poder público para que possamos seguir com as fases sem maiores problemas.
Confira as fases de reabertura
A partir de hoje entrou a Fase 1 da reabertura das atividades de Morro de São Paulo com a flexibilização do transporte marítimo para moradores, antes restrita por dias e horários. A reabertura será feita de modo gradual e por fases. Toda tomada de decisão terá seus resultados monitorados, de forma a permitir, caso necessário, reação rápida e alterações nas medidas implantadas, bem como mudanças nas datas previstas. Novas fases também poderão vir a ser implementadas.
1ª FASE: 03 de agosto
- Flexibilização do transporte marítimo para Gamboa e Morro de São Paulo de segunda a sexta-feira, das 07 às 15h, para moradores; a partir de 10 de agosto será liberado o transporte via Graciosa para Cairu de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, para moradores e trabalhadores. Demais localidades seguem com restrição de transporte.
- A partir do dia 10 de agosto está autorizada a abertura do comércio varejista com restrições.
- Continua proibido a abertura do comércio ambulante, bares e restaurantes, salões de beleza, serviços de estética, academias, meios de hospedagem e aluguel de casas de temporada.
- Segue autorizado o delivery e take away (entrega na porta) para bares, restaurantes e lanchonetes
- Continua proibido cadeiras e mesas na praia e nas ruas
- Continua suspenso a realização de passeios turísticos e funcionamento das casas de eventos.
2ª FASE: 17 de agosto
- Suspensão das restrições de transporte para moradores de Boipeba, Monte Alegre, Moreré, Zimbo, Galeão, Garapuá, Torrinhas, Tapuias, Canavieiras e São Sebastião.
- Autorizada a realização de cultos e missas com restrições.
- Continua proibido a abertura do comércio ambulante, bares, lanchonetes e restaurantes, academias, meios de hospedagem e aluguel de casas de temporada.
- Segue autorizado o delivery e take away (entrega na porta) para bares, restaurantes e lanchonetes
- Continua proibido cadeiras e mesas na praia e nas ruas
3ª FASE: 03 de setembro
- Flexibilização do transporte marítimo para turistas.
- Autorizada a abertura do comércio varejista, mercados, padarias, hortifruti, açougues, farmácias, clínicas, salões de beleza, serviços de estética, academias, obras da construção civil, bares, lanchonetes, restaurantes e meios de hospedagem com restrições.
- Autorizada a realização de cultos e missas com restrições.
- Autorizado o uso das praias para práticas individuais.
Nós estamos super ansiosos para poder recebê-los aqui, mas é necessário que todos façam a sua parte. Seja o poder público, o empresariado local e vocês, turistas. A pandemia não passou, continua a atingir milhares de pessoas por dia, então nenhum cuidado é pouco. Vai passar. Mas ainda precisamos de colaboração de todos.
Até Breve!
Todo as fases e protocolos de segurança você pode acessar aqui: http://www.retomada.cairu.ba.gov.br/