Um Grande Potencial Turístico
Cairu- Morro de São Paulo integra a região Baixo Sul da Bahia
Nos últimos anos, um intenso trabalho de desenvolvimento social e econômico e de conservação ambiental e cultural vem sendo feito no baixo sul da Bahia por um conjunto de instituições públicas e privadas e do terceiro setor. Juntas, elas estão ajudando a organizar as condições para o florescimento do desenvolvimento integrado e sustentável da região.
Esse esforço resultou na formação de alianças cooperativas baseadas no trabalho de famílias e de cooperativas especializadas em atividades econômicas tradicionais da região, como a cadeia produtiva da piaçava, do palmito e da mandioca e a aqüicultura.
Foram criadas,também,as condições para a frição responsável do patrimônio ambiental e cultural do baixo sul da Bahia e para o seu desenvolvimento, com a preservação e a reorganização produtiva de processos culturais locais.
Com isso, encontramos, hoje, na região uma oferta peculiar: o agroecoturismo, que permite ao visitante conhecer e acompanhar os processos de produção realizados pelas famílias e cooperativas e desfrutar de um meio ambiente limpo e preservado, além de poder vivenciar a riqueza do patrimônio imaterial local por intermédio do modo de vida da população, costumes, linguagem e tradições herdadas diretamente da cultura africana.
Todas essas condições tornam o Baixo Sul da Bahia uma região de grande potencial turístico e destino seguro para investimentos.