V Regata Salvador – Morro de São Paulo Atrai Amantes da Vela para Região
A tranquila praia da Gamboa recebeu, neste sábado (07), o maior evento de catamarãs de praia já realizado na Bahia. Foi a V Regata Salvador – Morro de São Paulo que contou com 27 embarcações divididas em cinco categorias, todas tendo a velocidade como marca registrada. Além dos baianos, participaram velejadores do Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo. O grande vencedor foi o catamarã Maguni do comandante Eduardo Costa.
A regata contou com o apoio do Yatch Clube da Bahia, do Clube de Vela Morro de São Paulo e da Prefeitura de Cairu. O sucesso foi tamanho que os participantes elegeram o Morro para sediar o Brascat – Campeonato Nacional Brasileiro de Hobbie Cat 14 e 16 e já receberam o aval da administração municipal que será uma das realizadoras do evento.
Estiveram presentes ao evento o prefeito Hildécio Meireles e a secretária de turismo Petrusca Mello, além do diretor de esportes Miro Cabral e do presidente da câmara Fernando Brito e os vereadores Nadinho, Renatinho e Valdinei Cruz. Segundo Petrusca, eventos como estes são de grande importância por inserir Tinharé no calendário náutico nacional e atrair para região os amantes da vela.
Para os integrantes do Yatch Clube a regata tem tudo para se firmar entre as mais concorridas do país, por se tratar de um evento de caráter único. Disputada em pleno verão fora das águas da Baía de Todos os Santos com largada na histórica cidade de Salvador e chegada em um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, Morro de São Paulo, tendo como participantes veleiros monotipos de alto desempenho.
Os vencedores foram recebidos com champagne e um almoço, seguido da entrega dos prêmios. No domingo (08) foi promovida pelo Clube de Vela uma mini-regata percorrendo as praias do Morro com o objetivo de incentivar o esporte local.