A Abaeté, empresa de táxi aéreo com sede em Salvador (BA), recebeu nesta semana autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar voos regulares. A nova linha aérea, Abaeté Brazilian Airlines, vai operar junto à divisão de aviação executiva da empresa. A previsão é que os voos comecem em até três meses, mas as vendas de bilhetes devem ser liberadas antes desse prazo. A companhia possui dezessete aviões e pretende utilizar oito na operação das linhas aéreas, segundo o sócio-diretor Tiago Tosto.
Há mais de 40 anos no mercado de fretamento de aeronaves de pequeno porte na Bahia, a Abaeté agora pode vender, de maneira individualizada, assentos em aviões de até 19 lugares.
Destinos turísticos da Bahia
As novas rotas ainda não foram confirmadas, mas a empresa diz que pretende operar em destinos turísticos na Bahia, como Morro de São Paulo, Boipeba e Mucugê, na Chapada Diamantina.
Para Tosto, a empresa poderá servir como conexão para quem chega a Salvador e quer conhecer esses locais, principalmente turistas estrangeiros e das regiões Sul e Sudeste do Brasil. “Para o Morro de São Paulo, por exemplo, o turista leva de quatro a cinco horas com um transporte intermodal [carro e barco]. De avião, partindo do aeroporto de Salvador, são cerca de 20 minutos de voo”, disse. A empresa também quer conectar cidades que não são turísticas à capital baiana
Fotos: Redes sociais.
Siga o blog do Morro @morrodesaopauloba