O óleo chegou a Morro de São Paulo, no município de Cairu, na última terça-feira (22). Dois dias depois, nesta quinta (24), apenas a Quarta praia tinha uma pequena quantidade dos resíduos.
Segundo as informações recebidas, o volume foi identificado e retirado nas primeiras horas da manhã. Agora, todas as praias de Morro de São Paulo estão limpas. Não se sabe ainda como será o impacto ambiental na vegetação dos manguezais e na contaminação dos mariscos e peixes.
Novos sinais de óleo foram registrados na praia do pontal e no Bainema, extremo sul da ilha de Boipeba.
Até o momento, foram retiradas 2 toneladas de resíduos das praias de Morro de São Paulo. A prefeitura se reuniu, nesta quinta, com técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para tratar da estocagem do óleo.
A operação de limpeza do mangue do Panã, que conta com o apoio da Marinha, Ibama, Inema, Polícia Civil, Polícia Militar, da Petrobrás e principalmente de diversos voluntários da comunidade foi paralisada na tarde desta quinta devido a maré alta. Os trabalhos foram retornados a partir das 5h30 desta sexta-feira, 25, quando a maré estava baixa.
Comunidade de Morro de São Paulo faz mutirão para a limpeza das praias
O mutirão realizado pela comunidade de Morro de São Paulo foi fundamental para que um dos principais destinos turísticos da Bahia tivessem suas principais praias limpas em tão pouco tempo.
Dos carregadores de malas que ajudam os turistas a subir a ladeira no desembarque, pescadores, vendedores ambulantes, moradores e até os donos de restaurantes e pousadas: todos meteram a mão no óleo.
A interdição da segunda e terceira praias ocorreu no início da manhã de terça -feira e foi suspensa no mesmo dia entre 12h30 e 13h. O Passeio Volta à Ilha, também proibido por algumas horas, voltou a funcionar normalmente. Apesar das liberações, a prefeitura de Cairu aguarda a avaliação dos órgãos estaduais responsáveis para repassar a recomendação de banho de mar no local.
A Prefeitura de Cairu informou que manterá o monitoramento de todas as praias do município-arquipélago, incluindo Garapuá e Boipeba, para manter a costa livre de óleo. Assim como todos os bravos voluntários e moradores de Morro de São Paulo e região.
A cidade recebeu representantes do Bahia Pesca, do Projeto Manatee e equipes da Marinha do Brasil, da Petrobrás e do Ibama e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).