Morro de São Paulo
O colonizador português Martin Afonso de Souza foi o primeiro estrangeiro a aportar; oficialmente, na ilha que recebeu nome de tinharé, em 1531. De lá pra cá, muita coisa mudou e outros viajantes, de diversas partes do mundo também desembarcaram por aqui!
Morro de são Paulo foi uma das primeiras vilas de praia da Bahia a vivenciar o boom do turismo. Desde que foi descoberta por mochileiros lá pelos anos 70, quando não passava de um vilarejo de pescadores, sem luz elétrica, água encanada e telefone, a vila mudou muito, cresceu.
Muita gente bonita, bronzeada, de espírito livre e aventureiro que anda descalça pelas ruas estreitas, que veste roupas coloridas, que faz luaus, festas noturnas e que convive pacificamente com todos os tipos de pessoas vindas de diversas partes do mundo. Assim é Morro de São Paulo!
O verão é a época do ano que recebe mais turistas, principalmente no Réveillon, Carnaval e Ressaca (pós-carnaval). O Festival de Primavera de Morro de São Paulo vem se consolidando como um evento forte em termos turísticos. O Festival que acontece no mês de setembro, próximo da comemoração da Padroeira da Ilha, Nossa Senhora da Luz ( 8 de setembro). Nesse ano, acontecerá nos dias 03 à 07 de setembro, com grandes nomes da música nacional. São 5 dias de muito alto astral e música de qualidade ( no ano passado teve Show de Nando Reis, Maria Gadú, Vânia Abreu entre outros..)
Área de Proteção Ambiental
A APA Tinhare-Boipeba foi criada em junho de 1992 e abrange 433 km², compreendendo os distritos de Galeão e Gamboa, e as vilas de Morro de São Paulo, Garapuá, São Sebastião (também conhecida como Cova da Onça), Moreré e Canavieiras. A área de Proteção Ambiental oferece um rico ecossistema estuarino, dotado de manguezal, restinga e remanescentes de Mata Atlântica; possui relevo do tipo planície costeira, associado à Mata Atlântica, morros, recifes, canais e ilhas. A fauna é bastante diversificada, com destaque para as aves migratórias.
Informações Úteis :
No cais de Morro de São Paulo a Prefeitura cobra uma taxa de R$ 10,00 por pessoa que é utilizada para manutenção e limpeza da Ilha.