Praias de águas mornas e transparentes que espelham o céu; Falésias, coqueirais, mangues, rios e um forte apelo histórico, o “berço do novo mundo”, fazem de Trancoso (BA) um dos destinos mais procurados do país.
A Trancoso baiana, assim como a portuguesa (é, em Portugal há uma Trancoso), está em um platô. Ao chegar no Quadrado, uma grande praça retangular, gramada e cercadas de árvores centenárias e construções coloridas, da época do descobrimento (urbanização típica dos jesuítas, século 16), um sorriso é inevitável. E só vai entender, quem tiver a oportunidade de num final de tarde ensolarado, sentar-se em uma das cadeiras coloridas que estão em todo o Quadrado e ver a roda de capoeira que se forma, o jogo de futebol, o passeio à cavalo e ver o tempo passar nos tons de dourado e nos movimentos das crianças brincando.
Cortando o Quadrado em direção a igreja de São João Batista (1586)… vento, ar puro e uma visão da praia dos nativos – a areia dourada e o mar azul de céu só não parecem uma pintura por causa do balançar dos coqueiros lá em baixo ou de uma canoa e outra passeando pelo rio.
O Quadrado
O lugar de fato é o caldeirão do vilarejo descoberto pelos hippies nos anos 70. Um vai e vem calmo de gente de todos os cantos do mundo e do Brasil. Restaurantes, bares, lojas de artesanato, ateliês e pousadas ocupam as construções da época do descobrimento (pelo menos as fachadas se mantém originais). Se eu já tivesse ido ao paraíso, ou pelo menos tido uma visão dele, certamente iria compará-lo a uma tarde no Quadrado; claro, num dia de semana em baixa temporada! À noite, à iluminação de velas, um barzinho e um som no Quadrado pegam bem. E pra voltar à cena imaginária do paraíso, basta olhar para o céu e vê-lo forrado de estrelas.
Praias de Trancoso
As praias dos Nativos e dos Coqueiros ficam bem perto do centro da vila, as demais devem ser percorridas a pé ou em barco, pois elas são protegidas pelo Rio Trancoso e por uma grande área de mangue, o que impede a passagem de carros. Também não é permitido o passeio de buggy na areia. Então uma mochilinha básica, água, lanche, filtro solar e vamos andando!
12Km de praia unem os distritos de Arraial d’Ajuda e Trancoso e caminhar de um a outro é uma boa opção.